Results for 'Renata de Lourdes Miguel da Silva'

1000+ found
Order:
  1.  11
    Schopenhauer e os Valores da Experiência Estética, de Bart Vandenabeele.Renata Covali Cairolli Achlei & Luan Corrêa da Silva - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (3):224-237.
    Tradução do artigo originalmente publicado em The Southern Journal of Philosophy, Vol. XLV, 2007, pp. 565-582, intitulado Schopenhauer on the Values of Aesthetic Experience.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    A formação do si mesmo e a mestria socrática em Pierre Hadot.Miguel da Silva Rossetto - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019033.
    O objetivo deste ensaio é retomar a importância vital que a formação ética do sujeito tem frente à condição frágil e vulnerável do ser humano. Essa finalidade é, aqui, pensada a partir da leitura que Pierre Hadot faz da Filosofia Antiga e, especialmente, da figura de Sócrates. Nos propomos a investigar a noção de “diálogo socrático” enquanto um exercício espiritual que o faz ser autor de sua própria formação. Assim, o diálogo pode ser entendido como um princípio pedagógico-formativo suficientemente eficiente (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    Um olhar sobre o trabalho com textos a partir do pensar filosófico.Rejane Lúcia Garcia da Silva, Renata Teles Moreira, Simone Moreira de Oliveira & Simone Pereira da Costa - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
    A proposição deste trabalho é relatar uma vivência de reflexão filosófica, em específico na perspectiva de um olhar sobre o trabalho com textos, em particular nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na escola campo Centro de Ensino Fundamental 06 de Sobradinho-DF.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Gênero e sexualidade: o poder transformador da educação.Cássia De Lourdes Batista, Camila Dos Santos Vitello & Milena Bastos Da Silva - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):137-171.
    A sociedade foi construída a partir de relações de poder que trataram de segregar e marginalizar alguns grupos. A escola, coexistindo nesse contexto, pode mover-se para a ruptura das desigualdades. Dessa maneira, viabilizar a temática de gênero e sexualidade no cotidiano escolar colabora com uma educação transformadora, voltada ao respeito, à valorização das inúmeras vivências de gênero e sexualidade e ao combate à violência. Frente à possibilidade de intervenção e sem adotar uma postura ingênua de que a instituição escolar é (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  10
    O problema do método da hermenêutica filosófica e possíveis reverberações para as ciências naturais.Renata Ramos da Silva - 2023 - Filosofia Unisinos 24 (2):1-12.
    Para a hermenêutica filosófica a compreensão seria um fenômeno universal, que, portanto, não se restringiria a regras de procedimento e a nenhum método. Contudo, aquela enfrenta um problema ao, por um lado, pretender ser um modo não metódico de compreensão e, por outro, ao mesmo tempo, defender certas “regras” para uma efetiva compreensão. Isto posto, este artigo tem por objetivo elucidar essa ambiguidade e apontar para algumas possíveis consequências dessa. Para tanto, mostramos, suscintamente, o argumento em defesa da universalidade da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Afrontamiento del duelo por pérdida familiar debido a Covid-19: estrategias de corto y largo plazo.Fernanda Matheus Estrela, Andrey Ferreira da da Silva, Ana Carla Barbosa de Oliveira, Júlia Renata Fernandes de Magalhães, Caroline Fernandes Soares E. Soares, Thais Moreira Peixoto & Milena Arão da Silva Oliveira - 2021 - Persona y Bioética 25 (1):2513-2513.
    Objective: To explore the strategies that can help individuals mourning a family member’s death from Covid-19 to cope with the loss. Method: We carried out a narrative review on the PubCovid-19 platform using the descriptors “death,” “mourning,” “Covid-19,” and “coping strategies.” Ten articles were included. Results: The strategies found are phone calls, audio recording, letters, and photos, classified as immediate and long-term. These strategies are focused on mental health, which can be adversely affected by depression and psychological disorders. Conclusions: Creating (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  62
    Distinção E continuidade: Uma resposta ao problema leibniziano da consciência.Renata Ramos da Silva - 2012 - Synesis 4 (2):160-185.
    O conceito de apercepção reflete o traço fundamental da teoria leibniziana da percepção, que desassocia o ato de perceber da consciência. Entretanto, a série de percepções das mônadas é, segundo o filósofo, regida pelo princípio do contínuo, o que gera uma dificuldade quando se tenta entender a apercepção como uma percepção de segunda ordem e descontínua em relação às percepções. Por este motivo, sustentaremos que a melhor interpretação do conceito leibniziano de apercepção é aquela segundo a qual a consciência é (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Sistemas de responsabilização de mídia.Renata Cristina da Silva - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (2):106-108.
    Resenha do livro “O Arsenal da Democracia”, de Claude-Jean Bertrand, Bauru, 2002.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  17
    Ritualística tabajara: O toré como meio de avivamento étnico.Tiago Alves Callou & Miguel Ângelo Silva De Melo - 2018 - Odeere 3 (5):147.
    A etnia Tabajara da Paraíba está passando por um processo de etnogênese e luta para a sua autoafirmação e reconhecimento como povo indígena, bem como lutam pela retomada das suas terras que foram retiradas pelo processo de colonização e devido a ambição dos grandes proprietários de terras. Nesse processo, surge a profecia Tabajara, que traz um avivamento da sua espiritualidade, cultura e ritualística, reagrupando assim, um povo que estava espalhado e afastado das suas origens. O ritual do Toré ganha grande (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  44
    EPISTEMOLOGIA DO TESTEMUNHO: críticas à refutação do reducionismo local quanto ao desempenho justificacional do testemunho.Ronaldo Miguel Da Silva - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9):17-32.
    A epistemologia do testemunho tem reacendido forte interesse entre a classe dos atuais epistemólogos. Tem sido redescoberta a sua indispensabilidade epistêmica e reassumida a posição de que o testemunho é uma fonte de crenças penetrante e natural, no qual muitas das crenças nele fundamentadas constituem conhecimento e estão justificadas. Reducionistas e antirreducionistas se alternam, repetidamente, para explicar o papel epistêmico do testemunho na justificação da crença testemunhal, gerando um acirrado debate na epistemologia contemporânea. Advogada do Reducionismo local, Elizabeth Fricker refuta (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  11
    Sofrimento mental e religião no mundo contempor'neo: da crise de sentido à retomada da capacidade de transcendência e de responsabilidade em Viktor Frankl.Carmen Renata da Silva Carvalho - 2015 - Horizonte 13 (39).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  11
    O olhar feminino na série The Handmaid’s Tale (2017).Renata Gomes, Aline Cristina da Silva & Sarah Ellen Linhares - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):249-268.
    O propósito deste artigo é analisar o olhar feminino através da narração e do mis-en-scène da série The Handmaid’s Tale, em português, O Conto da Aia (2017). A série se passa em uma sociedade distópica, regida à base da teonomia totalitária e fundamentalista cristã. As mulheres dessa sociedade perderam suas vozes, são desumanizadas, devido ao seu gênero, e tornadas objetos férteis nas mãos de seus comendadores; a narrativa e o desenvolvimento das personagens fazem alusão ao empoderamento feminino e suas lutas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Editorial 5 ESTUDOS.João dos Reis Silva Júnior, Jorge Lufs Cammarano González, Celso Carvalho, Erivanio da Silva Carvalho, Wilson Sandano, Maria de Lourdes Pinto de Almeida & Vera Lúcia de Carvalho Machado - 2001 - Quaestio: Revista de Estudos de Educaç̧ão 3:3.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    Epistemologias em confronto no direito: reinvenções, ressignificações e representações a partir da interdisciplinaridade.Miguel Ângelo Silva de Melo, Gomes Filho, Antoniel dos Santos & Zuleide Queiroz (eds.) - 2017 - Curitiba, Brasil: Editora CRV.
    Abordagens (etno)filosóficas no e do direito -- Criminologia, direito penal e direito internacional humanitário -- Educação em direitos humanos e fundamentais -- Hermanêutica jurídica e sistemas teóricos do conhecimento no direito -- Gênero na transversalidade no direito : epistemologias da marginalização do 'outro' não hegemônico.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  18
    Residência integrada multiprofissional em saúde do adulto e do idoso: um ano de formação de enfermeiras em atenção hospitalar.Fernanda Schommer Stein, Renata Simionato, Larissa Borges da Silva, Amábile Rodrigues de Souza Milani, Daniela da Silva Schneider & Solange Machado Guimarães - 2020 - Aletheia 53 (2).
    Residências Integradas Multiprofissionais em Saúde são programas de pós-graduação caracterizados por ensino em serviço. A ULBRA oferece o programa com ênfase em Saúde do Adulto e do Idoso e Saúde Comunitária. Objetiva-se descrever as atividades realizadas em ambiente hospitalar por enfermeiras. Trata-se de um relato de experiência de enfermeiras residentes em relação ao primeiro ano de formação especializada. O primeiro ano de residência abrangeu atividades em unidades de internação, centro cirúrgico e unidade de tratamento intensivo. Diversas foram as atividades desenvolvidas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  18
    Social Distance, Ethics, and Engagement with Social Networks: How Do They Interact?Cid Gonçalves Filho, Flavia Braga Chinelato & Renata de Sousa da Silva Tolentino - 2023 - Journal of Media Ethics 39 (1):33-48.
    Social distance often motivates consumers to increase their interactions through social networking sites. This study identifies antecedents of consumer brand usage and brand connection of SNSs, under the influence of consumer perceived ethics (CPE), during the COVID pandemic and afterward (N = 308). The proposed model was tested using partial least squares-structural equation modeling with AMOS 23. In both periods, this study shows CPE consistently affects consumer engagement and involvement. The results demonstrate that in social isolation, affective engagement has higher (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  26
    Crónica.Mariluze Ferreira de Andrade E. Silva, Pablo López López, Maria de Lourdes Sirgado Ganho, Sara Fernandes & Lúcio Craveiro Da Silva - 2002 - Revista Portuguesa de Filosofia 58 (2):401 - 409.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Crónica.Mariluze Ferreira de Andrade E. Silva, Pablo López López, Maria de Lourdes Sirgado Ganho, Sara Fernandes & Lúcio Craveiro da Silva - 2002 - Revista Portuguesa de Filosofia 58 (2):401-409.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  14
    Comparison Between Conventional Intervention and Non-immersive Virtual Reality in the Rehabilitation of Individuals in an Inpatient Unit for the Treatment of COVID-19: A Study Protocol for a Randomized Controlled Crossover Trial.Talita Dias da Silva, Patricia Mattos de Oliveira, Josiane Borges Dionizio, Andreia Paiva de Santana, Shayan Bahadori, Eduardo Dati Dias, Cinthia Mucci Ribeiro, Renata de Andrade Gomes, Marcelo Ferreira, Celso Ferreira, Íbis Ariana Peña de Moraes, Deise Mara Mota Silva, Viviani Barnabé, Luciano Vieira de Araújo, Heloísa Baccaro Rossetti Santana & Carlos Bandeira de Mello Monteiro - 2021 - Frontiers in Psychology 12:622618.
    Background: The new human coronavirus that leads to COVID-19 has spread rapidly around the world and has a high degree of lethality. In more severe cases, patients remain hospitalized for several days under treatment of the health team. Thus, it is important to develop and use technologies with the aim to strengthen conventional therapy by encouraging movement, physical activity, and improving cardiorespiratory fitness for patients. In this sense, therapies for exposure to virtual reality are promising and have been shown to (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  29
    The Transhumanist conception of body: a critical analysis from a complex systems perspective.Renata Silva Souza, Edna Alves de Souza, Maria Eunice Quilici Gonzalez & Tatiane Pereira da Silva - 2020 - Revista Natureza Humana 22 (1):17.
    What is the conception of the human body underlying the Transhumanismproject? This question guides the present analysis undertaken from a philosophicalinterdisciplinary perspective. Inspired by Le Breton and Morin’s hypotheses about the complexity of the human body, we criticize mechanisticconception of the living body underlying the Transhumanism project. Implications ofthe Transhumanism project for personal identity are proposed based on hypotheses ofcomplex systems theory as a starting point for critical reflection on a possible gloomyfuture envisioned by the unnatural/artificial development of the transhuman (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  16
    Usos e abusos da História.José Miguel Arias Neto & Maria De Lourdes Monaco Janotti - 2011 - Dialogos 15 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  13
    Lgbtfobia na tradição religiosa Iorubá do Ifá: especulações e práticas da heteronormatividade.Miguel Angelo Silva de Melo - 2017 - Odeere 2 (3).
    Este artigo está inserido na área de concentração de educação intercultural, etnofilosofia e estudos de gênero, com ênfase nas pressuposições teóricas pós-identitárias advindas com os estudos queer. Assim, o presente artigo tem como objetivo geral promover um estudo histórico-descritivo sobre a efabulação e o enclausuramento do espírito “queer” na comunidade religiosa yorùbá em territorialidades nigerianas, bem como, se propõem a revistar as representações sociais dos modelos heteronormativos de depredação, de submissão e de abjeção de indivíduos de orientação sexual ou de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Recensão a: Mário Cardozo-Catálogo das inscrições lapidares do Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas.Maria de Lourdes Rodrigues - 1960 - Humanitas 11.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  9
    Schopenhauer como um evolucionista, de Arthur O. Lovejoy.Stéphanie Sabatke, Renata Covali Cairolli Achlei & Luan Corrêa da Silva - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (3):238-252.
    Tradução do texto "Schopenhauer as an evolutionist" de Arthur. O. Lovejoy, publicado em 1911 no The Monist.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  4
    O sagrado, o profano e Frida Kahlo: uma cosmovisão religiosa no corpo grotesco.William Brenno dos Santos Oliveira, Maria da Penha Casado Alves, Orison Marden Bandeira de Melo Júnior, Matheus Silva de Souza, Renata Karolyne Gomes Coutinho & Júlia Dayane Ribeiro da Costa - 2024 - Bakhtiniana 19 (2):e63572p.
    ABSTRACT This article aims to analyze, from a Bakhtinian perspective, the grotesque construction of Mexican artist Frida Kahlo’s body through a religious worldview. Therefore, we analyze two of her self-portraits, taking into account the dialogic relations constructed between the grotesque representations and Catholic symbology. The analyzed utterances, in which the specificities of the creative competence of the author-creator in her aesthetic activity are inferred, showed that a dialogue is established between the painting El venado herido and Catholic Saint Sebastian and (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  3
    MONAQUISMO E PODER NA IDADE MÉDIA: o exemplo de São Bernardo De Claraval.Miriam Lourdes Lmpellizieri Silva - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):405-419.
    Durante a Idade Média, de todas as formas de vivência religiosa, uma se destaca, vista como a mais perfeita, a mais próxima de Deus: o Monaquismo. Os monges aparecem aos olhos dos contemporâneos como anjos, vivendo, ainda na carne, as delicias do Paraiso. Tal ideia construída, paulatinamente, ao longo dos tempos, ganha no século XII o seu mais tenaz e incansável defensor, o cisterciense Bernardo de Claraval. Este age para impor a supremacia do Monaquismo à Igreja e ao conjunto da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  15
    A eficácia da cura em psicanálise: Freud – Winnicott – Lacan.Marcelo De Oliveira & Vera Lúcia Da Silva Alves - 2010 - Revista de Filosofia Aurora 22 (30):303.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  8
    O capital, de Marx: advocacyde política pública?Hilem de Oliveira & Vinicius da Silva - 2019 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 25 (2):89-110.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  20
    Linguagem, compreensão e diálogo como representação do mundo.Miguel Junior Zacarias Lima, Maria Belo Silva Lima & Francione Charapa Alves - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Este artigo objetiva refletir sobre a relação linguagem, educação e hermenêutica. Realizamos uma pesquisa bibliográfica com base em Gadamer. Na educação, a dimensão dialógica da compreensão está situada como o locus primordial da ação educativa, lugar privilegiado onde o compreender se efetiva tendo por base a relação de intersubjetividade entre os sujeitos do diálogo, condição fundante da interpretação do que é proferido no ambiente escolar, mediante a abertura entre os sujeitos dessa postura. Através de uma educação dialógica podemos ter educandos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  6
    Ciência, religião, e bioética: no início da vida.Miguel Oliveira da Silva - 2006 - Lisboa: Editorial Caminho.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  19
    Escrevivências de uma Professora Afroindígena.Noélia da Silva Miranda De Araújo - 2018 - Odeere 3 (5):194.
    O relato em questão, parte de escrivivências afroindígenas construídas nas fronteiras do ser afro e ser Pataxó, interseccionando-as com minhas experiências de se construir professora e escritora. Neste sentido, o relato tem como objetivo partilhar os caminhos da docência-militância em torno da temática étnico-racial, bem como o trabalho de compor narrativas infanto-juvenis sobre essa temática.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  5
    O pensamento conservador no Amazonas: a interpretação de Arthur Cézar Ferreira Reis sobre a formação do Brasil.Carlos Gileno, Rodrigo de Medeiros & Ricardo da Silva - 2019 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 25 (2):166-190.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Semântica de Grafos para CCW.Giovanni da Silva de Queiroz & Maria Vilma Fernandes de Lucena - 2001 - Princípios 8 (10):62-74.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Reflexões sobre a Amizade.Epicuro de Samos & Markus Figueira da Silva - 1995 - Princípios 2 (3):166-167.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  16
    Ações para conscientização e prática da educação ambiental na cidade de Patos / PB/ Brasil.Carina Cristina Agnes Calegari, Leandro Calegari, Alana Candeia de Melo, Edevaldo Da Silva & Joedla Rodrigues de Lima - 2020 - Ágora – Revista de História e Geografia 22 (1):58-77.
    A pesquisa resgata atividades desenvolvidas junto ao projeto de extensão Florestal Recicla que compõe o Programa de Ações para a Sustentabilidade Socioambiental, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Patos. Este trabalho teve como motivação inicial a experiência profissional da autora, sob orientação dos coautores, atuando como educadora e geógrafa na iniciativa de oferecer contribuições relevantes às questões socioambientais, pela busca do consumo consciente e sustentável através da educação formal e não formal junto às comunidades, escolas e aos alunos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  14
    Vaidapé na Rua: uma proposta dialógica da Rádio Comunitária.Júlia Lúcia De Oliveira Albano da Silva - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (1).
    Este texto objetiva mostrar no contexto das mídias digitais em rede, a experiência de interação baseada no diálogo entre a Rádio Comunitária Cidadã FM e o programa Vaidapé na Rua que integra a programação semanal da emissora localizada na região Oeste do município de São Paulo. Partindo da compreensão das dinâmicas dialógicas e discursivas inerentes aos processos comunicacionais e estudadas pelo jornalista e teórico Vilém Flusser, o texto objetiva evidenciar as possibilidades que um ambiente comunicacional pode desencadear para uma prática (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  5
    Spinoza’s Geometry of Affective Relations, the Body Politic, and the Social Grammar of Intolerance: A Minimalist Theory of Toleration.Elainy Costa Da Silva & Nythamar De Oliveira - 2022 - Roczniki Filozoficzne 70 (4):237-269.
    In this paper, we set out to show that the relationships between individuals, including the intersubjectivity inherent to the body politic, are also affective relationships, so as to reconstruct Spinoza’s minimalist theory of tolerance. According to Spinoza’s concept of affectivity and bodily life, affection refers to a state of the affected body and implies the presence of the affecting body, while affect refers to the transition from one state to another, taking into account the correlative variation of affective bodies, that (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  25
    Differential Neuroplastic Changes in Fibromyalgia and Depression Indexed by Up-Regulation of Motor Cortex Inhibition and Disinhibition of the Descending Pain System: An Exploratory Study.Tiago Madeira Cardinal, Luciana Conceição Antunes, Aline Patricia Brietzke, Cristiane Schulz Parizotti, Fabiana Carvalho, Andressa De Souza, Iraci Lucena da Silva Torres, Felipe Fregni & Wolnei Caumo - 2019 - Frontiers in Human Neuroscience 13.
  39.  10
    Algumas Abordagens Sobre Educação Infantil e Bncc (Base Nacional Comum Curricular) Na Educação Remota.Wilma Amâncio da Silva, Giselle dos Santos Ventura, Pedro Paulo Farias de Oliveira & Wellington Amâncio da Silva - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9.
    Esta investigação apresenta algumas abordagens acerca da Educação Infantil, acrescentando um debate sobre Educação remota que foi proposta em 2020 até 2021 devido aos problemas sanitários da pandemia global do vírus covid-19. Além disso, trata de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. O objetivo geral desta pesquisa consiste em investigar as principais teorias para fundamentar a prática pedagógica na Educação Infantil, que promovam variadas possibilidades de aprendizagem do educando, refletindo sobre a aplicabilidade da BNCC.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. XVI Brazilian Logic Conference (EBL 2011).Walter Carnielli, Renata de Freitas & Petrucio Viana - 2012 - Bulletin of Symbolic Logic 18 (1):150-151.
    This is the report on the XVI BRAZILIAN LOGIC CONFERENCE (EBL 2011) held in Petrópolis, Rio de Janeiro, Brazil between May 9–13, 2011 published in The Bulletin of Symbolic Logic Volume 18, Number 1, March 2012. -/- The 16th Brazilian Logic Conference (EBL 2011) was held in Petro ́polis, from May 9th to 13th, 2011, at the Laboratório Nacional de Computação o Científica (LNCC). It was the sixteenth in a series of conferences that started in 1977 with the aim of (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  7
    (Dis)Entangling Darwin: Cross-Disciplinary Reflections on the Man and His Legacy.Sara Graça da Silva, Fátima Vieira & Jorge Miguel Bastos da Silva (eds.) - 2012 - Cambridge Scholars Press.
    Charles Darwin's curiosity had a remarkable childlike enthusiasm driven by an almost compulsive appetite for a constant process of discovery, which he never satiated despite his many voyages. He would puzzle about the smallest things, from the wonders of barnacles to the different shapes, colours and textures of the beetles which he obsessively collected, from flowers and stems to birds, music and language, and would dedicate years to understanding the potential significance of everything he saw. Darwin's findings and theories relied (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  27
    Bottom‐up advocacy strategies to abortion access during the COVID‐19 pandemic: Lessons learned towards reproductive justice in Brazil.Helena Borges Martins da Silva Paro, Renata Rodrigues Catani, Rafaela Cordeiro Freire & Gabriela Rondon - 2023 - Developing World Bioethics 23 (2):147-153.
    In Brazil, abortion is only allowed in cases of rape, serious risk to a woman's life or fetal anecephaly. Legal abortion services cover less than 4% of the Brazilian territory and only 1,800 procedures are performed, in average, per year. During the COVID‐19 pandemic, almost half of the already few Brazilian abortion clinics shut down and women had to travel even longer distances, reaching abortion services at later gestational ages. In this paper, we describe three bottom‐up advocacy strategies that emerged (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  12
    Uso da ventilação proporcional assistida e pressão de suporte ventilatório no desmame de pacientes traqueostomizados.Fernanda Mariano Leites, Karina de Oliveira Seixas, Alexandra de Souza & Luciano Dondé da Silva - 2021 - Aletheia 54 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  13
    Histórias de Mulheres: Identidade Étnica, Resiliências nas Alterizações - Apresentação do Dossiê.Luzia Wilma Santana da Silva, Maria de Fátima Araújo Di Gregório, Ana Angélica Leal Barbosa & Júlio César dos Santos - 2023 - Odeere 8 (2):1-2.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  3
    Intervenção Estatal Em Prol Das Empresas de Pequeno Porte À Luz da Nova Lei de Licitações e Contratos.Marcus Aurélio Vale da Silva, Marisa Rossignoli & Bruno Bastos de Oliveira - 2023 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 9 (1).
    Fomentar a atuação das micro e pequenas empresas deve se tornar um dos principais escopos das políticas públicas brasileiras direcionadas ao desenvolvimento socioeconômico, considerando o tratamento diferenciado previsto no ordenamento jurídico brasileiro, que também prevê legalmente a possibilidade da aplicação de benefícios aos microempreendedores, mas que ainda não atingem os objetivos que transcendem à seara econômica. O estudo almeja trazer reflexões e a compreensão de alguns dos dispositivos de fomento às micro e pequenas empresas à luz da nova lei de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  24
    Ethics of Psychedelic Use in Psychiatry and Beyond—Drawing upon Legal, Social and Clinical Challenges.Nuno Azevedo, Miguel Oliveira Da Silva & Luís Madeira - 2023 - Philosophies 8 (5):76.
    Background: Psychedelics are known for their powerful mental effects due to the activation of 5HT-2A receptors in the brain. During the 1950s and 1960s, research was conducted on these molecules until their criminalization. However, their clinical investigation as therapeutic tools for psychiatric disorders has revived the deontological ethics surrounding this subject. Questions arise as research on their therapeutic outcome becomes a reality. We aim to explore deontological ethics to understand the implications of psychedelics for the clinician, patient, and society. Results: (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  13
    Reconhecimento de Adolescentes Em Situação de Acolhimento Institucional No Brasil.Antonio Tancredo Pinheiro da Silva & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:127-135.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  23
    O cinema em busca da inspiração revolucionária: uma análise de Sandino , de Miguel Littín.Alexsandro De Sousa E. Silva - 2017 - Diálogos (Maringa) 21 (1):116.
    O artigo analisa o filme Sandino, o último dirigido pelo chileno Miguel Littín no exílio. A narrativa fílmica tenta fazer uma monumentalização do líder revolucionário Augusto César Sandino. No enredo, o protagonista organiza a resistência armada contra os militares norte-americanos em território nicaraguense; porém, com a saída das tropas estrangeiras, o líder foi assassinado a mando de Anastasio Somoza García. Pretendemos analisar o filme de Miguel Littín e verificar de que maneira o enredo está dialogando com um duplo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  10
    O cinema em busca da inspiração revolucionária: uma análise de Sandino (1990), de Miguel Littín.Alexsandro De Sousa E. Silva - 2017 - Dialogos 21 (1):116.
    O artigo analisa o filme Sandino, o último dirigido pelo chileno Miguel Littín no exílio. A narrativa fílmica tenta fazer uma monumentalização do líder revolucionário Augusto César Sandino. No enredo, o protagonista organiza a resistência armada contra os militares norte-americanos em território nicaraguense; porém, com a saída das tropas estrangeiras, o líder foi assassinado a mando de Anastasio Somoza García. Pretendemos analisar o filme de Miguel Littín e verificar de que maneira o enredo está dialogando com um duplo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  24
    From Assessing to Conserving Biodiversity.Elena Casetta, Davide Vecchi & Jorge Miguel Luz Marques da Silva (eds.) - 2019 - Springer.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000